sábado, 12 de fevereiro de 2011

Iniciação Científica - Definição

   A Iniciação Científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica que visa introduzir os estudantes de graduação na pesquisa científica. Na maioria das vezes, os alunos que realizam este projeto possuem pouca ou nenhuma experiência neste tipo de trabalho (daí o caráter de "iniciação"). Nesta atividade o graduando tem seu primeiro contato com elementos básicos da pesquisa científica como a escrita acadêmica, a sistematização de ideias e a elaboração de relatórios.

   A atividade é geralmente acompanhada por um professor orientador que pode ser ou não ligado a um laboratório de pesquisa na universidade na qual o aluno estuda. Os projetos também podem ser financiados por instituições através de bolsas anuais de incentivo à pesquisa. As principais agências financiadoras desse tipo no Brasil são o CNPq(Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) a nível federal e as agências estaduais como FAPESP, FAPERJ e FAPEMIG (Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, respectivamente).

   A Iniciação Científica é um dever da instituição, não uma atividade eventual ou esporádica. Por isso deve ser tratada separadamente às bolsas de iniciação científica, pois essas são um incentivo individual de financiamento aos melhores alunos, enquanto os projetos de iniciação científicas devem ser tratados como instrumentos básicos de formação. Pode-se considerar a Iniciação Científica como um instrumento abrangente de fomento  à formação de recursos humanos. Nesse sentido, não se pode querer que todo aluno nesta atividade tenha bolsa. É fundamental compreender que a iniciação científica é uma atividaade bem mais ampla que sua pura e simples realização mediante o pagamento de uma bolsa.

-Por que fazer Iniciação Científica?

   A atividade de iniciação científica permite o contato direto com a atividade de pesquisa, a qual é bem diferente do aprendizado de disciplinas do curso de graduação. Através dela o graduando não apenas estudará um tópico novo, como também aprenderá a pensar de forma criativa e a achar soluções para problemas que muitas vezes não possuem solução predeterminada., bem como explicar seu trabalho em publico. Essa experiência é importante para quem pretende seguir na carreira acadêmica (através de um Mestrado ou Doutorado) e para aqueles que pretendem ampliar seus conhecimentos. Muitas vezes serve de embrião para um projeto mais sofisticadode Pós-Graduação. É importante que futuros profissionais tenham o hábito de se atualizar constantemente.

-Quais as outras vantagens e se fazer Iniciação Científica?

   A FAIT/ACITA fornece a todos os alunos de Iniciação Científica uma conta de acesso à rede de computadores e uma bolsa de pesquisa: a Bolsa de Iniciação Científica. Além disso, estes alunos podem participar de encontros e congressos científicos.

 
Por Ruan Brandão

0 comentários:

Postar um comentário