sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Do papel à realidade

A função dos conhecimentos teóricos no dia-a-dia do estudante   
   Grande parte dos estudantes, independente do país em que vivem, de sua classe social ou de outros fatores que em alguns casos podem ser considerados relevantes, já se questionaram ou ainda costumam se questionar com frequência sobre o “por que” da escola. Para que estudar matemática quando pretendo ser psicólogo? Para que aprender história se o que desejo é cursar física? Por que não posso simplesmente aprender sobre a profissão que desejo exercer? Afinal, se não necessitasse de tanto empenho em relação às outras matérias, aprenderia muito mais rápido aquilo que realmente “preciso” aprender, não?
   Olhando por este ângulo até parece correta a proposta citada acima: estudar apenas o que eu realmente QUERO, PRECISO estudar. Mas, imagine só: o que seria de um geólogo sem a matemática? De um médico sem a química? De um sociólogo sem a história? O que seria de nós, brasileiros, sem o aprendizado correto da Língua Portuguesa? Como nos comunicaríamos?
   Este é o ponto. Por mais que, aparentemente, muitas matérias não se liguem de forma direta, quase tudo o que é ensinado na escola um dia é reaproveitado, mesmo que de maneira imperceptível. Além disso, ao estudar uma maior diversidade de temas, o aluno adquire um nível cultural infinitamente elevado, o que o permite não só entender mais sobre todo o universo que o abrange, mas também abre um leque de oportunidades em seu caminho, seja numa entrevista de emprego (em qualquer área) ou até mesmo na hora de socializar com outro grupo, expressar ideias com maior facilidade e persuasão, etc.
   Porém, nem todo o estudante tem a oportunidade de receber essa orientação e, em função de tal descaso, vem crescendo cada vez mais o número de profissionais mal instruídos, com nível cultural baixíssimo e, em alguns casos, praticamente semi-analfabetos, utilizando seu diploma de graduação apenas como artigo decorativo na parede do quarto.
   Por estes e outros motivos, resolvemos encaminhar esta proposta do Projeto Ágora – sobre a Iniciação científica e a aplicação de conteúdos escolares de modo prático, sugerida por nosso professor coordenador – de um modo que nossos leitores, grande parte estudantes dos ensinos fundamental e médio, conscientizem-se da utilidade da escola em suas vidas: de como o que aprendem pode ser reaproveitado tanto de forma prática, no dia-a-dia, quanto de forma “abstrata”, influenciando em sua cultura, em sua formação de caráter e, futuramente, em sua carreira profissional.
   Assim resolvido, nós, da 1ª Coroa, preparamos um conteúdo abrangendo grande parte do que fora citado acima. De início, um trecho sobre o que é a Iniciação Científica e o que tal método de aprendizagem acarreta para a vida dos alunos (universitários, no caso) hoje; em seguida, alguns exemplos de como matérias escolares são introduzidas em nosso cotidiano. 

   O conteúdo completo será postado ainda ao decorrer desta semana. Aguardem!


Por Anna Oliveira

6 comentários:

Felipe Hirai disse...

Como o próprio post diz, varias pessoas acham que deveriam estudar somente a matéria relacionada a carreira profissional que quer seguir, porem, isso é errado devido a todas as matérias estarem ligadas mesmo que de forma indireta a todas as profissões. Sem o conhecimento básico de cada matéria não é possível ser um profissional de qualidade e ser reconhecido futuramente em sua carreira. A língua portuguesa é a raiz de todas as matérias escolares onde ela te direciona para vários caminhos independente da profissão escolhida.

Tatiana Almeida disse...

No momento de escolher a nossa profissão, a maioria se pergunta: "que matéria
inclui mais neste curso?", mais as pessoas acham que só irá ter tal matéria e não é
bem isso que acontecesse.Porque como o post acima diz: "que seria de um geólogo sem a matemática? De um médico sem a química? De um sociólogo sem a história? O que seria de nós, brasileiros, sem o aprendizado correto da Língua Portuguesa?
Como nos comunicaríamos?", faz muito sentido. Pois de uma forma ou de outra as matérias estão muitas vezes indiretamente ligadas. Querendo ou não, gostando ou não

Vinicius Lins disse...

Estudantes de hoje se perguntam, para que vou me empenhar em uma meteria sendo que a que gosto, ou que irei cursar não tem nada relacionado com esta matéria ?! ,Por que conhecimento nunca é demais , por exemplo um engenheiro mecanico se não estivesse estudado português não saberia escrever no papel suas anotações , só saberia fazer suas contas e não lembrariam de coisas importantes, se não estivesse estudado geografia para ver a força do vento em que um " carro, Moto " pode pegar para não perder sua Velocidade. Por isso que estudamos tudo , coisas que não tem serventia Hoje só mais pra frente iram servir bastante em nossas vidas

reydson disse...

Bons comentários

Gregory Dorigo Sertima disse...

A maioria dos estudantes hoje pensa em estudar só naquilo que enteressa, porém tudo o que os professores passarem hoje,amanhã e no futuro
vai ter que ser reutilizado, não só no estudo mas também na hora de uma entrevista de emprego
por isso não importa se sua profissão tem nada a ver com o que o professor está explicando,"estude" para que no futuro você não se arrepende e não fique para trás.

Thamiris Rodrigues disse...

Obter conhecimento é algo necessário,independente de qual profissão você irá cursar, mas não é facíl escolher a profissão O medo de errar na escolha da profissão. A certeza do que cursar e depois a insegurança por ter tanta certeza assim. A influência dos amigos, a pressão do colégio são esses e outros "medos" que podem preocupar os jovens que estão prestes a fazer essa escolha. Por isso é bom estudar, para que não se arrebenda em uma escolha tão importante.

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