quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Letras

      Quantas vezes você já ouviu perguntarem: “O que uma pessoa formada em letras faz? É apenas professor?” ou afirmarem: “Quem faz Letras, se torna professor e não ganha nada, pois não é uma profissão bem remunerada”. Ouvimos isto sempre,principalmente em época de vestibular. Mas será que é bem assim? Só existe professor nesta área? Que tal conhecer um pouco sobre esta profissão?

      O curso de Letras tem duração de quatro anos. Currículo mínimo: Língua e literatura brasileira, cultura brasileira, língua estrangeira moderna (inglês e espanhol) ou morta (latim e grego), literatura correspondente à língua escolhida e lingüística. A formação em Letras se divide em duas: o curso de licenciatura habilita o profissional a dar aulas para 1° e 2° graus e visa dar ao aluno fundamentação didádico-pedagógica; já o bacharel em Letras pode dar aulas em faculdades,alem de se dedicar à pesquisa da língua.

      No mercado se optarem pelo licenciado poderão atuar como professor, crítico literário, pesquisador, resenhista, tradutor, agente literário e revisor de textos. Já o bacharelado a área de atuação abrange desde projetos de pesquisas até trabalhar como tradutor e intérprete. Além destas profissões, poderá exercer funções como escrever verbetes em dicionário e trabalhar em áreas como centros culturais, planejando eventos, feiras de livros e palestras. Observou como uma pessoa formada em Letras não é apenas professor?

      Um fator importante para a atuação desta profissão é a globalização econômica e o aumento no turismo mundial, pois abrem novos caminhos para estes. Quem opta pelo bacharelado com ênfase em inglês e espanhol ainda tem prevalência no mercado. Mas outras línguas também se destacam, como o mandarim e o japonês. O francês, o italiano e o alemão também oferecem boas oportunidades de trabalho.

      Além disso, a disseminação da Internet e das tecnologias da informação também trouxeram novos campos de atuação, como a revisão e tradução de sites, supervisão na área de  telemarketing e consultoria de empresas para questões ligadas à língua portuguesa e língua estrangeira, por exemplo. Observamos, então, que campo para atuar não falta, mas como saber se é pra você?

     Em primeiro lugar, é preciso gostar de ler, pois é um curso que exige a leitura, ter uma boa capacidade de análise, redação, habilidade pra traduzir ou modificar textos, bom conhecimento gramatical, domínio verbal, criatividade e objetividade. Ter também conhecimento em alguma língua é importante. Também deve estar disposto a se dedicar muito aos livros e a textos avulsos, inclusive na internet, dedicar o máximo de horas à leitura, à pesquisa e ao estudo. O profissional nessa área precisa ensinar todo o universo de uma língua e dessa forma ele começa a entender a forma de pensamento de um povo, sua história e cultura. Formar-se em Letras significa ter amor pela profissão e dedicação para exercê-la e ultrapassar qualquer obstáculo que atrapalhe seu objetivo.

      Ainda existe outra questão: remuneração. Maria Lucia Wilthsire de Oliveira, coordenadora do curso de Letras da UFF (Universidade Federal Fluminense) diz: “Muito procurados por estudantes que não se preocupam com status pessoal e financeiro, os curso ligados à área de letras propõem uma formação voltada para a educação e evolução da cultura”, ou seja, se o estudante quiser optar por uma profissão que lhe garante retorno financeiro, não tem o perfil de um estudante de Letras. Segundo a coordenadora Maria Lucia Wilthsire de Oliveira, da UFF, outros itens que compõem o perfil dos estudantes de Letras é vir de uma classe média ou baixa. ”De um modo geral, os alunos de Letras vêm de classe média ou baixa e não têm expectativas de ganhar muito dinheiro com a profissão”,diz. Desta forma quem almeja status e muito dinheiro não está apto para a profissão, pois o fator principal é ter amor pelo que faz e fazê- lo bem.

      Como vimos em toda a matéria, escolher a profissão de Letras não se resume em ser professor, envolve muito mais do quê isso, você deve ter amor pelo que faz, dedicação, perseverança e o desejo de realmente alcançar um objetivo. Ser um estudante de Letras não significa sonhar pequeno, devido à pouca remuneração, e sim sonhar grande, sonhar em ter o trabalho reconhecido e valorizado perante outras profissões. Assim que tal reconhecer um pouco o trabalho árduo dos professores?

      Atualmente, faltam professores no País, porém a baixa remuneração pouco atraente para os profissionais em começo de carreira afugenta os estudantes da área.Os salários variam de acordo com a atividade, para os professores, por exemplo, a carga horária de trabalho e a política da escola onde trabalham fazem com  que a média de pagamento fique entre R$ 600 e R$ 2.000 (com mais tempo de carreira). Cursos de especialização, mestrado e doutorado também contam pontos.

      Todos sabem das dificuldades que os professores passam, preparar aulas, corrigir provas, salários baixos, a falta de respeito de alunos e pais, a humilhação de ter seu trabalho reduzido a nada, devido a falta de status, e ausência de reconhecimento, todos estes fatores fazem parte da vida destes profissionais. Não é de se admirar que professor é quase que uma espécie em extinção. Mas o que  os motiva, então, a continuar carreira, já que salário não é uma motivação? O que motiva estes profissionais é o amor e a paixão que eles têm, pelo o que fazem. O professor tem amor por exercer tal profissão e este sentimento é o que faz tudo valer a pena no final. Um bom salário, valorização, respeito e reconhecimento, seriam, talvez, apenas uma conseqüência do trabalho árduo destes profissionais, mas não são seu foco. Seu objetivo é passar ao seu aluno, todo o conhecimento que seja possível de forma alegre e com paixão e mostrar que o que traz felicidade não é ter um ótimo salário, mas satisfação e amor pela profissão. Leia agora uma pequena entrevista com o Professor Miguel Pereira, profissional da ETEC Guaracy Silveira:

Boa tarde Professor Miguel Pereira
Eu me chamo Thais Ferreira, aluna do Colégio Lidia Camacho e faço parte de um projeto chamado Ágora. Estamos no momento empenhados em um trabalho sobre profissões focado na área de humanas com o objetivo de dissipar dúvidas. Minha parte é fazer uma entrevista com um formando em Letras e será um prazer fazer com o Sr.

1) Por que o Sr. Escolheu a Faculdade de Letras? Algo ou alguma coisa te influenciou?
        Desde muito cedo já tinha em mente exercer esta profissão; com o passar do anos essa idéia foi amadurecendo e não tive dúvidas: fiz o curso e realizo-me na profissão que tanto sonhara.

2) Quando formado,quais foram as dificuldades em encontrar um emprego?
       Primeiro tive que ir à luta à procura de aula e depois enfrentar as condições adversas que o trabalho, infelizmente, nesta profissão, trás à tona todos os dias. Portanto, encontrar um trabalho, não é tão difícil, porém um local que dê condições plenas é o mais difícil.

3) Está totalmente satisfeito com sua escolha?
       Sem dúvida, me realizei profissionalmente, mas condições adversas sempre nos colocam diante de novos desafios.

4) Muitos desistem da Faculdade de Letras, pelo salário, o que o Sr. Diria a estes pra dissipá-los de tal idéia?
      Pensar em sonhos exorbitantes; esqueça. É uma profissão que você terá que aperfeiçoar-se constantemente, adequar-se a mudanças que constantemente ocorrem.

5) Na opinião do Sr. Qual é a melhor área de atuação para os formandos de Letras?
     Varia, há pessoas que se darão melhor em sala de aula (realizar-se-ão), outras, realizar-se-ão no campo da pesquisas; ou até mesmo, aulas particulares.

6) Na opinião do Sr. O melhor é escolher a profissão pela razão ou pela emoção?
     Pela razão, quando você optar pelo que o mercado de trabalho oferece; pela emoção, quando você está fazendo aquilo que realmente você almeja; sonho realizado.

7) Para os que estão em dúvida com relação o futuro, qual seria seu conselho   para tomarem a melhor decisão?
     Não precipitar-se, pois se você escolhe uma faculdade e não é aquilo que você esperava, é sempre tempo de retornar e buscar seu realização. Enfim, em qualquer profissão é necessário que você esteja exercendo-a com um objetivo alcançado; ou seja, exercer com amor, carinho e, principalmente, aptidão para a mesma

      Professor, foi um enorme prazer fazer esta entrevista com o Sr., com certeza ela foi de grande ajuda para todos os que estão confusos com a profissão de Letras.

      Espero que tenham tirado bom proveito desta pequena entrevista com o Professor Miguel e que levem a sério tudo dito para tomarem uma boa decisão.

      Concluímos, em um todo, que a profissão de Letras realmente não traz riqueza, mas traz satisfação e vimos que a palavra que a resume é amor. Observamos também o papel importante do professor, eles são inestimáveis, prova clara que tudo vale a pena quando realmente existe o desejo de fazer aquilo. Espero que você, leitor, tenha tirado um bom proveito sobre tais informações e pense muito bem antes de escolher uma profissão, se você notou que é aquilo que deseja, não desista por salário ou opinião alheia, siga confiante que no final de todo obstáculo, tem uma recompensa: a satisfação e como complemento:a felicidade.

Por Thaís Ferreira

0 comentários:

Postar um comentário