quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O que é o deputado?

O deputado federal é o cidadão eleito para a Câmara dos Deputados para ser o representante do povo. Precisamos de um representante porque vivemos numa democracia representativa. Nesse tipo de sistema, uma pessoa ou um grupo é eleito, normalmente pelo voto, para representar um povo ou população. 
No Brasil, o deputado federal representa o povo do Estado que o elege. A quantidade de deputados por Estado é proporcional ao tamanho da sua população. 
O mandato, tempo que dura essa delegação de poderes, é de quatro anos, podendo o candidato concorrer a sucessivas reeleições.
Em muitos países, chamam-se deputados aos representantes do povo eleitos para o parlamento.
Um deputado, no Parlamento, tem poder legislativo, isto é, no Parlamento os deputados decidem se aprovam ou não decretos-lei ou mesmo leis. Os deputados também fazem perguntas ao governo, de caráter geral ou não, de forma a averiguar o seu trabalho.
Qualquer pessoa pode ser eleita para deputado, desde que pertença a um partido e reúna um número mínimo de votos. Quantos mais votos tiver o partido, maior número de deputados pode eleger para o Parlamento.
O partido que tiver mais de 50% de deputados no parlamento diz-se que tem maioria absoluta, já que a soma dos deputados dos outros partidos não chega a 50%. Ter maioria absoluta torna-se vantajoso para um partido porque evita coligações com outros partidos para decidir sobre uma determinada matéria. Assim, com maioria absoluta, os deputados de um partido podem votar e decidir logo um determinado decreto-lei, sem recorrer a ajudas de outros partidos.
Quando o número, em percentagem, de deputados de um partido não ultrapassa ou iguala os 50% diz-se que o partido tem maioria relativa e esse partido terá de recorrer (caso o voto dos outros partidos divergir) a coligações para aprovar ou rejeitar uma determinada matéria.
Teoricamente todos os deputados que pertencem ao mesmo partido deveriam exercer o mesmo voto sobre uma matéria: chama-se a isto disciplina de voto.
Há matérias nas quais não chega a um partido ter maioria absoluta. Essas matérias são aquelas que são transversais, isto é, são do interesse de toda a sociedade e, por isso, dizem respeito a toda a sociedade e não só a um partido. Aqui, a maioria absoluta fica sem efeito (exceto se o número de deputados de um partido for muito grande em relação aos outros) e cada deputado vota de acordo com as suas crenças, etnia, etc. sobre o assunto. Um exemplo claro disto é a legalização do aborto, um assunto que é transversal.

O que fazem:

missão dos deputados e senadores eleitos, é: 
*  aprovar e fiscalizar as contas do governo federal;
*  aprovar acordos e tratados internacionais;
*  investigar membros dos Poderes Executivo e Legislativo;
*  autorizar a realização de plebiscitos e referendos (consultas à população acerca de assuntos polêmicos);
*  convocar ministros de Estado para dar explicações, entre outras atribuições.
Cabe somente aos deputados:
*  autorizar a abertura de processo contra o presidente da República, o vice, os ministros de Estado e os deputados, em caso de suspeitas de corrupção, por exemplo.


 
Conclusão:
Muitos de vocês devem estar achando este post sem graça ou nem ligando pra ele, mas nós jovens temos que nos preocupar com o nosso país e com quem o governa, porque se não soubermos como poderemos exigir coisas, nem reclamar do que já está feito. Temos que saber quem é responsável por isso, o que estão fazendo com o dinheiro dos impostos que nossos pais pagam, temos que saber quem são eles, etc.
Conclusão para saber mais sobre os deputados acesse:

Autoras:
Mikaeli Geovana Santos S., Beatriz Beccari e Ana Carolina Gomez Lopes

5 comentários:

Felipe Hirai disse...

Os deputados é uma das personalidades mais importantes no ramo político, onde aprovam ou não leis, fiscalizar as contas do governo federal entre outras funções importantes que todos deverão estar cientes. Uma pessoa que quer ser um deputado tem que se aliar a um partido e conseguir um numero mínimo de votos, quanto mais votos mais as chances de ser eleito. Os deputados de um mesmo partido votam de acordo com seus princípios referente a uma determinada matéria que interessa a toda sociedade.Sendo assim, todos deverão dar importância ao cargo, pois independentemente os deputados são importantes para as decisões tomadas no Estado.

Tatiana Almeida disse...

Qualquer pessoa comum pode se candidatar a este cargo desde que esteja em um partido e obtenha uma determinado numero de votos.
Os deputados tem "muito poder",pois ele tem que aprovar,investigar,convocar,autorizar.
Como diz a conclusão, é importante sabermos quem a pessoa que está de certa forma "cuidando" dos nossos interesses e o que fazem com o dinheiro que nossos pais pagam em impostos, pois imposto é o que mais tem no nosso paí­s.

Vinicius Lins disse...

O Deputado Nos Dias de hoje é muito importante para a sociedade , Para ser representante do povo eles são eleitos normalmente pelos votos. eles tem um mandado normalmente de quatro anos e tem deputados que depois desses quatro anos são reeleitos e ficam no cargo até a outras eleições, para ver se ele ficam ou sai do seu cargo de deputado. Seu trabalho é fazer leis , aprovar projetos de leis de outros deputados e etc...

Gregory Dorigo Sertima disse...

A cada quatro anos escolhemos novos deputados estaduais e federais, mas muitas vezes não sabemos todas as tarefas que eles desempenham. É importante que a população saiba que os deputados são nossos representantes e, por isso, quem deve fiscalizar e cobrar pelo trabalho deles somos nós.
Os deputados são os responsáveis pela elaboração das leis, assim como pela votação das mesmas, aprovando-as ou não

william carlos disse...

Os deputados são pessoas que cuidam do nosso país e do estado, eles são eleitos de quatro em quatro anos. O papel dos deputados no nosso estado é fazer leis e emendas constitucionais; aprovar projetos de lei e medidas provisórias do Poder Executivo; aprovar e fiscalizar as contas do governo federal; aprovar acordos e tratados internacionais; e etc. Muitas dos brasileiros não se preocupam em votar, e não se preocupam em cobra dos nossos próprios interesses. Mas temos que nos preocupar com quem o governa, porque se não soubermos, como poderemos exigir coisas, nem reclamar do que já está feito. Temos que saber quem é responsável pelo nosso país, então todos nos brasileiros temos a obrigação de cobra os nossos direitos.

Postar um comentário