sábado, 29 de janeiro de 2011

Profissões na área de humanas - Jornalismo

Armando Nogueira, ícone do jornalismo brasileiro.


"Jornalismo, independentemente de qualquer definição acadêmica, é uma fascinante batalha pela conquista das mentes e corações de seus alvos: leitores, telespectadores ou ouvintes. Uma batalha geralmente sutil e que usa uma arma de aparência extremamente inofensiva: a palavra, acrescida, no caso da televisão, de imagens. Entrar no universo do jornalismo significa ver essa batalha por dentro, desvendar o mito da objetividade, saber quais são as fontes, discutir a liberdade de imprensa no Brasil."
Livro “O que é Jornalismo?” (Brasiliense, 1980), de Clóvis Rossi.


O que faz um jornalista?
Um jornalista lida com notícias e a divulgação destas. Um jornalista é, portanto, um profissional intimamente ligado a comunicação. A “arte” do Jornalismo é escolher os assuntos que mais interessam ao publico e apresenta-los de modo atraente.

Onde um jornalista pode trabalhar?
Logo, ao vermos o nome, já pensamos que um jornalista está ligado a jornal, assim, trabalha com isso. Sim! Você não está errado, porém este profissional não trabalha somente com jornais, mas atua também em outras áreas ou veículos de imprensa, como revistas, televisão (telejornalismo), rádio (radiojornalismo), websites, weblogs (jornalismo online), assessorias de imprensa, entre muitos outros.

A notícia e o jornalista
A notícia é a matéria-prima do Jornalismo, é um formato de divulgação de um acontecimento. Fatos políticos, sociais, econômicos, culturais, naturais e outros pode ser notícia. Essa chega aos veículos de imprensa por meio de repórteres, correspondentes, agências de notícias e assessorias de imprensa.

Trabalho do jornalista
A atividade primária do jornalista é a observação e a descrição dos fatos, conhecida como reportagem. A parte principal do Jornalismo, entretanto, é a seleção e organização das informações no produto final, chamada edição.
O trabalho deste é dividido em quatro etapas  com funções distintas:
1) Pauta: Seleção dos assuntos que serão abordados;
2) Apuração: Processo de averiguação de informações em estado bruto. Feita com pessoas que fornecem informações (defontes);
3) Redação: É o tratamento das informações apuradas em forma de texto verbal;
4) Edição: Organização do conteúdo de informação na forma final como será apresentado.

Situação dos jornalistas no mundo
Nos países de regime democrático, o trabalho jornalístico é protegido por lei, isto inclui o direito do jornalista preservar em segredo a identidade de suas fontes.
O artigo 19 de Declaração Universal dos Direitos do Homem estabelece normas para a liberdade de expressão e de imprensa, mas, em países socialistas há a censura, que consiste em suprimir a informação, opiniões e até formas de expressão, que possam causar alterações de pensamento ou insatisfação contra algo num determinado grupo e a conseqüente vontade de mudança política, social e etc.
O futuro do Jornalismo passa pela adequação dos profissionais d área aos novos mecanismos das tecnologias, além disso, ele precisa ter muito conhecimento, em várias áreas, para continuar no mercado.
No Brasil, o diploma do curso superior de Jornalismo foi obrigatório para o exercício da profissão, conforme disposto na Lei de Imprensa de 9 de fevereiro de 1967. Porém, essa exigência foi extinta por determinação do Supremo Tribunal Federal em 2009. Saiba mais: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/06/17/ult5772u4370.jhtm
Para cortar custos diversas empresas de comunicação têm substituído jornalistas experientes por recém formados ou estagiários, já que estes recebem pagamento menor para fazer o mesmo trabalho. 


Por Bruna Brito

0 comentários:

Postar um comentário